data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
Em 4 de junho, às 8h48min, no Hospital São Francisco de Assis, em Santa Maria, nasceu Maria Júlia Pires de Almeida. A pequena veio ao mundo pesando 3 quilos e 735 gramas e medindo 48 centímetros, por meio de cesárea. A menina é a primeira filha da autônoma Vitória Pires da Costa, 23 anos, e do microempresário Sandro Silva de Almeida, 39.
Vitória é de Santa Maria, Sandro, de Santo Ângelo. Eles se conheceram há quatro anos, na Cidade Coração, e logo começaram a namorar. Em 2018, casaram-se.
Maria Júlia veio de surpresa. Vitória estava no período de estágio do curso de Enfermagem quando adoeceu e foi internada. Ela estava grávida e não sabia. Os papais conferiram o resultado do teste de gravidez juntos.
- Ela trouxe renovação a nossa casa. Estamos muito felizes - fala a mãe.
O nome da menina foi escolhido pela mãe, depois de um sonho. O papai ainda estava em dúvida. Então, também em sonho, a menina se apresentou a ele como Maria Júlia.
Tudo ocorreu bem na gestação. A pandemia da Covid-19 atrapalhou apenas as últimas semanas da gravidez, impedindo a realização do chá de bebê e do ensaio fotográfico planejado pela mamãe.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
- O dia do nascimento da Maria Júlia foi uma bênção - lembra Vitória.
Sandro assistiu ao parto da primogênita. Segundo ele, o momento foi especial:
- A paternidade me transformou. Ter filhos é viver o amor de forma grandiosa. Ainda tenho na memória a sensação do primeiro instante com ela, da alegria de segurá-la nos braços ainda recém-nascida. Quando ela reconhece a minha voz, por exemplo, fico ainda mais realizado.
As primeiras duas semanas com a bebê foram de adaptação e aprendizado para a mamãe de primeira viagem. Hoje, o dia a dia da família gira torno dela.
- Ela me conhece tão bem. Estar com ela é tudo para nós - diz Vitória, feliz.
Os avós maternos, Neusa Maria Pires da Costa e Ivanês Cezar da Costa, e a avó paterna, Elisia Coimbra da Silva, estão muito felizes com a chegada de Maria Júlia. O avô paterno, Sebastião Antunes de Almeida, é falecido.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Neusa deu os primeiros banhos da neta:
- Ela é maravilhosa e esperta. Mal consigo descrever minha alegria em ser avó.
Para os pais, todos os planos em relação à filha envolvem esperança e responsabilidade. Sandro pretende educar por meio do exemplo e de conselhos que a ajudem tomar decisões sábias:
- Vou ensiná-la a amar e honrar a Deus e à família, em primeiro lugar. Espero que ela ajude e ame ao próximo, que tenha carinho e generosidade no jeito de ser. Estou preparado para respeitar as decisões dela, mas jamais deixarei de ensinar. Irei, ainda, instruí-la a respeito da necessidade de repreensão. Tudo isso, junto a muito amor, faz parte da nossa missão como pais.
Maria Júlia será batizada em casa, em data a ser definida. Como padrinhos, ela tem Pedro Silveira e Maria Ilse dos Santos Rigo.